Festa das Cabacinhas
Eliseu Ramos
A festa da cabacinha acontece tradicionalmente na primeira semana do mês de janeiro, em varias cidades do Estado de Sergipe. Uma das mais tradicionais realiza-se em Japaratuba durante as Festas de Reis e São Benedito. A cabacinha faz parte da cultura local e se transformou em um ícone da cidade. Durante os dias de festa todos estão sujeitos a ser atingidos por cabacinhas ao transitar pelas suas ruas, criando um clima de brincadeira entre todos. A sincronia entre as dimensões profana e sagrada é uma das principais marcas da festa.
Esse período festivo é também uma boa alternativa de renda extra para população local, muitos aproveitam para produzir as cabacinhas e comercializá-las. O preparo é simples: a parafina derretida é colocada numa fôrma de cabaça e enchida com água, depois é lacrada também com parafina, e está pronta para ser lançada em alguém, o custo médio fica entre 0,05$ e 0,030$. O local culminante da festa é na Praça da Igreja Matriz da Nossa Senhora da Saúde, onde os brincantes se reúnem em grupos para atirar uns aos outros as cabacinhas.
A festa essa ano contou ainda com a presença de varias atrações musicais que se apresentaram em um palco montado na praça, além de arrastões populares regidos por bandinhas e mini-trios pelas ruas da cidade, dando status de essa ter sido a maior festa das cabacinhas dos últimos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário