O que é o GRFP

Histórico

O grupo de pesquisa Ritual Festa e Performance foi fundado em 2006, no âmbito do Departamento de Ciências Sociais e da Coordenação de Pesquisa (COPES) da Universidade Federal de Sergipe. No mesmo ano o grupo passou a integrar o diretório de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e participar do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Seu caráter interdisciplinar  permitiu agregar  pesquisadores e alunos de diferentes disciplinas que partilham temas de pesquisa ou abordagens teórico-metodológicas em comum. O grupo tem como objetivo fomentar estudos e pesquisas em torno de três linhas:

a) Antropologia da festa. Objetivo: Pesquisar e compreender as múltiplas dimensões e significados do fenômeno festivo e suas relações com as demais esferas sociais (arte, religião, política e economia);
b) Corpo e Cultura. Objetivo: Estudar os aspectos expressivos e simbólicos do corpo humano e sua relação com a cultura;
c) Ritual e Performance. Objetivo: Pesquisar os rituais sagrados e profanos na sociedade contemporânea focalizando seus aspectos simbólicos e comunicativos.
 
As atividades do grupo compreendem reunião de estudos, discussão dos projetos de pesquisa em andamento e participação em eventos científicos. Como parte da agenda permanente do grupo, é realizada uma série de conferências, aberta a comunidade universitária e ao público em geral, denominada “Leituras Antropológicas”. Em 2006, O grupo realizou o I Colóquio Festas e Sociabilidades na Universidade Federal de Sergipe reunindo na ocasião pesquisadores de vários estados brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário