Leituras Antropológicas

Leituras Antropológicas é uma atividade permanente do Grupo de Pesquisa Ritual, Festa e performance e tem como objetivo abordar temas e questões relativas às linhas de pesquisa do grupo, por meio de conferências que são proferidas por antropólogos e pesquisadores convidados. O evento é aberto a comunidade universitária e ao público em geral.


Histórico


Em 16 de dezembro de 2013 foi  realizada a décima quinta Leituras antropológicas, com a participação da  Profa. Dra. Joanice Santos Conceição, que abordou o tema " A festa da boa morte: memória e tradição".

Em 22 de novembro de 2013  contamos com a participação do Prof. Dr. José Américo Menezes,  com o tema "A criança na cibercultura e os cuidados corporais".   



Profª Drª. Rosana Eduardo da Silva Leal
Em 30 de julho de 2013 ocorreu o décimo terceiro encontro de Leituras Antropológicas, com a Professora convidada Rosana Eduardo da Silva Leal, com o tema "Turismo e Antropologia: um diálogo possível".



Antropóloga Beatriz Góis Dantas
Em 10 de abril de 2013 foi realizado o décimo segundo encontro de Leituras Antropológicas, com a Antropóloga convidada Beatriz Góis Dantas, com o tema "Itinerários de Pesquisa em Sergipe.




Prof. Dr. Luiz Anselmo Menezes Santos
No dia 24 de janeiro de 2013, o décimo primeiro encontro de Leituras Antropológicas contou com a presença do Prof. Dr. Luiz Anselmo Menezes Santos, que discutiu o tema "Educação e Corporeidade: considerações sobre o corpo próprio".





Prof. Dr. Gilson Rambelli
Em 29 de setembro de 2010 ocorreu o décimo encontro de Leituras Antropológicas, com o Prof. Dr. Gilson Rambelli, que discutiu o tema "Arqueologia: entre a cultura material e o patrimônio imaterial".




Prof. Dr. Ugo Maia Andrade
O nono encontro de Leituras Antropológicas ocorreu no dia 16 de setembro de 2009, com o Prof. Dr. Ugo Maia Andrade, que discutiu o tema "Xamanismo e Ritual na Amazônia".




Antropólogo John Cowart Dawsey
Em 31 de março de 2009, o antropólogo convidado Prof. Dr. John Cowart Dawsey da USP discutiu o tema "Walter Benjamin e o teatro dramático na Antropologia", no oitavo encontro de Leituras Antropológicas.




Prof. Dr. Jônatas S. Meneses
No dia 31 de novembro de 2008 foi realizado o sétimo encontro de Leituras Antropológicas, com o tema "A medicina sob a perspectiva socioantropológica de Gilberto Freyre", com o Prof. Dr. Jônatas S. Meneses.





Prof. Dr. Edmilson Menezes
No dia 26 de novembro de 2008 ocorreu o sexto encontro de Leituras Antropológicas, com o Prof. Dr. Edmilson Menezes, que abordou o tema "Kant e a Antropologia".




Prof. Dr. Francisco José Alves (ao centro)
O quinto encontro de Leituras Antropológicas ocorreu no dia 26 de setembro de 2008, com o Profº Dr. Francisco José Alves, que abordou o tema "Calendário Religioso da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Estância (1772 -1827)".




Pesquisadora Aglaé Fontes D'Ávila Alencar e antropóloga Beatriz Góis Dantas 
O quarto encontro de Leituras Antropológicas ocorreu no dia 22 de agosto de 2008, com a professora e pesquisadora Aglaé D'Ávila Fontes Alencar, com o tema "São João é coisa nossa".




Antropóloga Ana Cláudia Cruz da Silva
O terceiro encontro de Leituras Antropológicas ocorreu no dia 18 de julho de 2008, convidamos a antropóloga Ana Cláudia Cruz da Silva que discutiu o tema "Produção e transmissão do saber na criação dos blocos afro como territórios de resistência".



Antropóloga Beatriz Góis Dantas
No dia 27 de junho de 2008, ocorreu o segundo encontro de Leituras Antropológicas, como a participação da Antropóloga Beatriz Góis Dantas, com o tema "Cultura Festiva em Sergipe".




Antropóloga Mônica Cristina S. Santana
O primeiro encontro de Leituras Antropológicas aconteceu no dia 30 de maio de 2008 e teve como convidada a Antropóloga Dra. Mônica Cristina S. Santana com o tema "Itinerários de Pesquisa: confissões de uma antropóloga".

Um comentário:

  1. Esses encontros abrem várias perspectivas num caminho de estudos que podem e devem serem aprofundados.Onde os diálogos com os autores e professores são de extrema importância para a sociedade interna e externa da Universidade.

    ResponderExcluir