29 de março de 2012

I SEMINÁRIO DE ANTROPOLOGIA DA UFSCAR

Caros colegas,


Gostaríamos de convida-los a participar conosco do nosso primeiro seminário de antropologia que se realizará nos dias 15, 16 e 17 de Maio. Já foi aberta a chamada de trabalhos, ainda dá tempo de mandar resumo ou de se inscrever, a chamada ficará aberta até o dia 15/04.

Mais informações no site, confira: http://seminarioantropo.wordpress.com/

ou entre em contato pelo email : seminarioantropo@gmail.com

12 de março de 2012

XIII SIMPÓSIO NACIONAL DA ABHR (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HISTÓRIA DAS RELIGIÕES)

Religião, carisma e poder: As formas da vida religiosa no Brasil

Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

29 de maio a 01 de junho de 2012


O site do XIII Simpósio da ABHR já está no ar:

http://www.simposio2012.abhr.org.br

DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

MESTRADO EM ANTROPOLOGIA - NPPA
Viviane Fernandes Conceição dos Santos

Título: “Corpo e Máquina: estudo etnográfico em uma clínica de hemodiálise.”


BANCA EXAMINADORA
Profª. Drª. Eufrázia Cristina Menezes Santos – UFS (orientadora)
Prof. Dr. Francisco José Alves – UFS
Prof. Dr. Jonatas Silva Meneses – UFS

Auditório da Pós-Graduação – DIDÁTICA II
19/03/2012 (segunda-feira) – 16h00min

5 de março de 2012

I Congresso Pan-Amazônico de História Oral

Vai acontecer em Belém o I Congresso Pan-Amazônico de História Oral.

GT - "Cidade, memória e identidade".
Coordenadores:
Dr. José Maria da Silva (UNIFAP)
Dra. Luciana Carvalho (UFOPA)

Este Simpósio Temático tem por objetivo reunir trabalhos de pesquisa que, com base na história oral, proporcionem abordagens sobre as diferentes formas de apreender, narrar e construir a cidade, assim como suas memórias e representações que proporcionam mecanismos de identidade social. A cidade, portanto, deve ser visto como um locus de dinâmicas sociais e históricas. A cidade, desde a polis grega, é o lugar onde o indivíduo se desenvolve, pois é o espaço de exercício da cidadania. Neste sentido, a cidade é o lugar das transformações sociais, do desenvolvimento da sociedade, de sua historicidade e, portanto, de formulação de sua identidade em constante movimento. Espaço miultifacetado, perpassado por diferentes formas de vida, a cidade é construída em imaginários e elementos simbólicos, através de diversas fontes narrativas – mitológicas, históricas, literárias, imagéticas, artísticas, sociológicas, entre outras. Essas narrativas proporcionam, por sua vez, a articulação de memórias sociais que nos permitem acessar as mais variadas temporalidades da vida na cidade. O Simpósio pretende ainda articular as narrativas sobre a cidade, com a formulação de memórias que permitem a discussão sobre história e sociedade, imaginário e representações culturais e a cidade e seus mecanismos simbólicos como patrimônio cultural. Além disso, pretende-se indagar sobre a centralidade desses elementos na construção de identidades, articulando a memória de longa duração com valores cambiantes da vida contemporânea.

Inscrições abertas até o dia 12 de março
A página do evento é http:/aphoral.ufpa.br


3 de março de 2012

Divulgação III Seminário de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar

Está aberta a chamada de trabalhos para o III Seminário de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, destinado a apresentação e discussão de pesquisas de graduandos, pós-graduandos e pesquisadores em todos os níveis de formação,acerca de temas pertencentes às subáreas da Sociologia e áreas a fins. Os trabalhos deverão inserir-se nos três eixos temáticos: “Cultura, Identidades e Diferenças”; “Trabalho, Mercados e “Mobilidades” e “Conflitos Sociais, Instituições e Política”.

GT 1 – Cultura, identidades e diferenças

O GT pretende dar visibilidade às investigações e debates sobre os marcadores sociais das diferenças e promover o diálogo entre pesquisadores/as que desenvolvem estudos sobre gênero, sexualidade, corpo e corporalidades, processos de subjetivações, identidade, discursos culturais, questões étnico-raciais e religiosas, processos de discriminação, estigmatização, políticas públicas de inclusão social e de ações afirmativas. Serão aceitos também trabalhos que questionem a própria elaboração do conhecimento científico e tragam para o debate teorias não hegemônicas. Assim, o GT visa abrir espaço para uma discussão teórica e metodológica acerca das reconfigurações contemporâneas da cultura nas suas diversas interfaces com as transformações econômicas e políticas.

GT 2 – Trabalho, mercados e mobilidades

O GT tem como proposta realizar um debate das temáticas trabalho, mercados e mobilidades, a partir de discussões sobre informalidade, mercados legais e ilegais, precarização e novas formas de trabalho, organizações trabalhistas, mercado de trabalho e inovações tecnológicas; migrações, territorialidades, mobilidade social; ruralidades; organização social do crime, violência e tráfico de drogas. O objetivo é fazer uma discussão ampla e abrangente, trazendo para o debate propostas de pesquisa que lidem com uma ou várias dessas temáticas na sua diversidade de interfaces e combinações.

GT 3 – Conflitos sociais, instituições e política.

O GT abrange os diversos modos como as instituições estatais e não estatais estabelecem políticas de gestão de populações, bens e recursos, incorporam as demandas sociais e administram conflitos. Serão aceitos trabalhos que envolvam judicialização de conflitos; sistemas prisionais; acesso à justiça; representação e direitos; temas que envolvam instituições estatais e não estatais; grupos profissionais e profissionalização; conflitos sócio-ambientais, mudanças climáticas, conseqüências sociais e gestão dos desastres, gestão territorial e das águas.

Critérios para o envio e seleção de trabalhos

Serão consideradas as propostas de pesquisadores em diversos níveis de sua formação, incluindo a graduação e a pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado) que investiguem temas vinculados à Sociologia e áreas afins. Os pesquisadores de graduação terão seus trabalhos aceitos unicamente na forma de pôsteres, a serem expostos nas salas dos GTs. Os pesquisadores de pós-graduação latu sensu e demais profissionais, poderão ter igualmente suas propostas consideradas por meio de apresentações orais desde que seus trabalhos contemplem resultados maduros de suas investigações científicas.

A aceitação dos trabalhos estará condicionada à avaliação da comissão científica do evento, que selecionará aqueles a serem apresentados em função de sua adequação ao tema geral do evento “Sociologia em movimento: novos olhares, novas perspectivas”, e, em seguida, à sua pertinência ao tema do GT no qual foi inscrito. Os temas d os GTs estarão relacionados às discussões propostas pelas Mesas Redondas, dividos em três grupos: GT1. Cultura, Identidades e Diferenças; GT2.Trabalho, Mercados e Mobilidades e GT3. Conflitos Sociais, Instituições e Política.

Serão aceitas comunicações orais de pesquisadores mestres ou doutores e pós-graduandos, e pôsteres de graduados e graduandos. Cada autor inscrito para apresentação oral terá cerca de 20 minutos para sua apresentação e cada autor de pôster terá cerca de 10 minutos para expor os resultados de seu trabalho. Em seguida, o debatedor da sessão terá 30 minutos para os seus comentários.

Os resumos serão publicados em caderno de resumos impressos e os textos completos serão publicados em anais eletrônicos, em CD-ROM (formado CD), com inscrição ISSN. Cada autor poderá inscrever apenas um trabalho, com direito a mais um trabalho como

co-autor.

Formatação dos Trabalhos

RESUMOS

Formatação:

1) Título do texto em letra maiúscula (CAIXA ALTA) e negrito, espaçamento simples,

alinhamento centralizado e fonte tamanho 14.

2) Inserir um espaço.

3) Alinhado à direita, em fonte tamanho 12 e espaçamento simples, inserir o nome(s) do(s)

autor(es) e da(s) instituição(ões) (na primeira linha), e-mail do(s) autor(es) (na segunda

linha), a agência financiadora (na terceira linha), o Grupo de Trabalho no qual deseja se

inscrever (na quarta linha).

4) Inserir dois espaços.

5) Inserir o resumo apresentando 1.800 caracteres no máximo, com espaçamento 1,5, sem

recuo, papel tamanho A4, fonte Times New Roman tamanho 12, alinhamento justificado,

margem superior, inferior, direita e esquerda 2,0 cm.

6) Inserir dois espaços.

7) Inserir o(s) Curriculum Vitae resumido do(s) autor(es), com 130 palavras no máximo,

seguindo a formatação indicada para o texto do resumo.

FORMATO DO ARQUIVO E TÍTULO

Os arquivos dos resumos deverão ser enviados obrigatoriamente no formato “.doc” (documento do word). Favor não enviar arquivos no formato “.docx” ou “.pdf”, pois eles dificultam ou impedem a formatação e padronização às normas da publicação. Salvar o arquivo com o seguinte padrão de nomenclatura: “SOBRENOME DO PRIMEIRO AUTOR EM CAIXA ALTA_Nome do primeiro autor em caixa baixa.doc”. Caso tenha mais autores seguir sucessivamente para quantos autores houver:

Ex: SILVA_Paulo_MELO_Maria.doc

ARTIGOS COMPLETOS

Os artigos completos deverão ser enviados mediante aprovação dos resumos para artigos (divulgação 20/03/2012) e postados até o dia 15/04/2012. Deverão seguir a seguinte formatação: o título e a informação sobre o autor devem seguir o padrão sugerido no

Resumo; texto completo com no máximo 20 páginas, enviado através do Programa Word

for Windows / BrOfficce, papel tamanho A4, margem superior, inferior e direita com 2,5

cm, margem esquerda 3 cm, fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1,5,

alinhamento justificado, páginas numeradas, citações e bibliografia devem acompanhar as

normas da ABNT e inseridas ao final do texto.

O texto completo pode ser apresentado com ilustrações e gráficos com as fontes devidamente mencionadas. O envio dos artigos deverá obedecer às mesmas normas de

formatação do envio de resumos.

EXPOSIÇÃO DE PÔSTERES

Os trabalhos apresentados na forma de pôster nos GTs do evento, mediante aprovação do

resumo para pôster (divulgação 20/03/2012), podem ser realizados por graduandos e graduados das Ciências Sociais e áreas afins, participantes de projetos de pesquisa, graduandos em últimos períodos do curso que estejam em fase de elaboração de monografia, pesquisadores com trabalhos concluídos ou que já apresentem algum resultado. Não serão aceitos trabalhos em etapa de “projeto”.

Os trabalhos aprovados serão apresentados durante os GTs na forma de pôsteres, e devem

seguir a formatação de 0,90m de largura por 1,00m de altura, na qual devem constar: Título do trabalho (idêntico ao da proposta apresentada no resumo); nome do(s) autor(es) e sua instituição; nome do(a) orientador(a); agência de fomento da pesquisa (caso seja pertinente); objeto (visão geral sobre o assunto com definição do objeto) e objetivos do trabalho; metodol ogia (apresentação de procedimentos metodológicos adotados); resultados obtidos; e referências bibliográficas. Será permitida a utilização de figuras, tabelas, fotos, gráficos e esquemas além do texto de comunicação.

É de total responsabilidade do proponente a colocação do seu pôster no espaço a ele destinado, no primeiro dia do GT, sob orientação da comissão responsável. A comissão não

se responsabilizará por eventual extravio de pôsteres.

Atenção

É proibida a apresentação de trabalhos (comunicações orais e pôsteres) por terceiros

(não autores)

É proibida a apresentação de pôsteres:

• De trabalhos impressos sem características de um pôster;

• Com retroprojetor, computador, microfone e outros equipamentos elétricos;

• Com aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos demais autores da sessão;

• De pôster que não obedeça às normas gerais de tamanho e legibilidade.

REGRAS GERAIS PARA A PARTICIPAÇÃO DO EVENTO

Envio de propostas

1) Aqueles que pretendem inscrever seu trabalho (artigo ou pôster) em um dos GTs indicados, deverão enviar o resumo de suas propostas até o dia 03/03/2012, exclusivamente pelo endereço eletrônico iiiseminarioppgs@gmail.com .

2) A divulgação dos resumos aprovados será realizada no dia 20/03/2012, na página do evento http://iiiseminarioppgsufscar.wordpress.com/.

3) Aqueles que tiverem o resumo de seu artigo aprovado, deverão enviar o texto completo

até o dia 15/04/2012 juntamente com a ficha de inscrição preenchida e o comprovante de

pagamento da taxa de inscrição escaneado, exclusivamente pelo endereço eletrônico iiiseminarioppgs@gmail.com .

4) Aqueles que tiverem o resumo de seu pôster aprovado, não precisarão enviar o texto

completo, mas será necessário enviar, até o dia 15/04/2012, o comprovante de pagamento

da t axa de inscrição escaneado e a ficha de inscrição preenchida.

5) Todos os arquivos mencionados (resumo, texto completo, ficha de inscrição e

comprovante de pagamento da taxa de inscrição escaneado) deverão ser enviados ao e-mail iiiseminarioppgs@gmail.com respeitando as referidas datas.

Para maiores esclarecimentos, visualize as tabelas abaixo:

PRAZOS PARA INSCRIÇÕES E ENVIO DE PROPOSTAS

ENVIO DE RESUMO – (Artigo) Até o dia 03/03/2012

ENVIO DE RESUMO – (Pôster) Até o dia 03/03/2012

DIVULGAÇÕES DOS RESUMOS APROVADOS Até o dia 20/03/2012

ENVIO DOS ARTIGOS COMPLETOS, DA FICHA DE INSCRIÇÃO E DO COMPROVANTE DE PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO Até o dia 15/04/2012

INSCRIÇÃO PARA OUVINTES Até o dia 30/04/2012

VALORES DAS INSCRIÇÕES

ALUNOS(AS) DE GRADUAÇÃO R$ 5,00

PÓS-GRADUANDOS(AS) R$ 15,00

PESQUISADORES (AS) R$ 30,00

PROFISSIONAIS LIBERAIS R$ 30,00



http://iiiseminarioppgsufscar.wordpress.com/





Jacqueline Sinhoretto

Departamento de Sociologia

Universidade Federal de São Carlos

www.ufscar.br/gevac/